sábado, 23 de abril de 2011

A PERFEITA PERFEIÇÃO DO DEUS IMUTÁVEL (PARTE 02)

Deus é perfeito, pois todos os Seus atributos são bons, perfeitos na totalidade, eles são 100%, totalmente perfeitos, isto é, se sabemos que Ele é santo, justo, bondoso, misericordioso, eterno, insondável, fiel, eterno, infinitto, etc., Ele é tudo isso em Sua máxima capacidade. Da mesma forma, podemos imaginar inúmeras situações hipotéticas em relação aos atributos divinos.

Ele é 100% onisciente (redundância), sabe de todo o bem e de todo o mal que acontece e exatamente onde e com quem acontece, pois é 100% onipresente (redundância).

Ele é 100% bondoso, pratica apenas o bem e odeia o mal, não está envolvido com o mal, pois é 100% santo e puro.

Ele é 100% poderoso, pode fazer qualquer coisa, inclusive evitar e derrotar todo o mal, quando Ele quiser e da maneira que Ele quiser, pois Ele é 100% soberano.

Ele é 100% misericordioso e derrama esta misericórdia diariamente sobre todos, mas se Ele ainda não derrotou todo o mal, mesmo assim esse fato o mantém 100% justo.

Ele é 100% verdadeiro, autêntico, só profere palavras e promessas verdadeiras que se cumprirão na íntegra, cedo ou tarde, pois Ele é 100% fiel.

Ele é 100% infinito (redundância), não possue começo e nem fim em relação ao espaço e ao tempo, pois é 100% eterno.

Ele é, portanto, perfeito, jamais mudará nem para melhor nem para pior em Sua essência ou em Seu caráter, pois é 100% imutável.

Se Deus fosse mutável, Ele não seria perfeito e deixaria de ser Deus, Ele poderia ser onisciente (saber 100% sobre tudo), mas não ser totalmente presente, Ele saberia de tudo o que acontece, mas não saberia a localização correta.

Deus é 100% bondoso, mas se Ele fosse 90% fiel, Ele não seria perfeito, Ele entraria em contradição e deixaria de ser Deus, pois Deus é perfeito. Como Ele manteria o tempo todo a Sua bondade, se em alguns momentos Ele deixasse de ser fiel?

Se Ele fosse 50% justo, como Ele poderia retribuir e vingar todo o mal que acontece na Terra no momento oportuno que Ele determinou em Sua soberania 100% e que certamente ocorrerá pois Ele é 100% poderoso?

Parece que a justiça neste nosso mundo cruel não está sendo executada? Realmente é uma situação desanimadora se pensarmos apenas nesta vida. Mas, aguardemos confiantemente, pois Deus é 100% onisciente, sabe de tudo o que está acontecendo.

Ele é 100% justo e julgará cada atitude boa ou má que cada ser humano tomar ainda em vida. E Ele é 100% eterno, mesmo que dure muitos e muitos anos para que a justiça seja feita, ela certamente será feita, pois tudo pode passar neste mundo, mas as promessas e as palavras de Deus jamais passarão, pois Ele vive eternamente.

"Poderá algum mortal ser mais justo que Deus? Poderá algum homem ser mais puro que o seu Criador?" (Jó 4:17);

"Acaso Deus torce a justiça? Será que o Todo-poderoso torce o que é direito? Quando os seus filhos pecaram contra ele, ele os castigou pelo mal que fizeram." (Jó 8:3-4);

"Por isso escutem-me, vocês que têm conhecimento. Longe de Deus esteja o fazer o mal, e do Todo-poderoso o praticar a iniquidade. Ele retribui ao homem conforme o que este fez, e lhe dá o que a sua conduta merece. Não se pode pensar que Deus faça o mal, que o Todo-poderoso perverta a justiça." (Jó 34:10-12);

"Você vai pôr em dúvida a minha justiça? Vai condenar-me para justificar-se?" (Jó 40:8);


"Tu não és um Deus que tenha prazer na injustiça; contigo o mal não pode habitar." (Sl 5:4);

"E então, que diremos? Acaso Deus é injusto? De maneira nenhuma!" (Rm 9:14).

Qual a conclusão de tudo isso?

Paz e segurança para vivermos, pois Ele é todo-poderoso, Ele pode reverter a situação ruim que possamos estar passando ou nos dar uma bênção que pareça impossível, mas nunca essa atitude Dele irá contrariar Sua justiça, Sua fidelidade, Sua soberania, etc.

Ele poderia nos dar algo que para nós é impossível, sim, mas será que, dependendo da situação, Ele estaria sendo realmente 100% justo e 100% fiel ou amoroso? Pois, muitas vezes suplicamos a Ele coisas que podem fazer mal para nós ou para esbanjarmos em nossos próprios prazeres egoístas.

Ele é 100% amoroso e permite provas difíceis em nossa vida para nos aperfeiçoarmos e nos disciplinar como Seus filhos, mas em Sua misericórdia 100%, Ele envia juntamente com as provas, as forças suficientes para podermos vencer a provação e em Sua soberania 100%, faz isso como e quando quiser, e em Seu 100% poder, não há qualquer probabilidade que essa vitória não ocorra, independente do grau de dificuldade que possamos estar vivenciando.

Mas, se passamos por tantos problemas, Ele deixou de ser amoroso, bondoso ou misericordioso? Não. Nenhum porcento. Então, Ele não tem capacidade de mudar a situação? Ele deixou de ser poderoso, foi isso? Não. Nenhum porcento. Então, Ele não podia prever o que ia acontecer conosco e evitar toda essa adversidade? Ele deixou de ser onisciente, então? Não. Nenhum porcento.

No início do estudo asseveramos que devemos reconhecer a Deus da forma que Ele é, ou seja, 100% perfeito, no intuito de tentarmos pelo menos nos assemelhar um pouco com Ele, pois, certamente nós não somos 100% em nada de bom.

Não somos 100% bondosos, não somos 100% justos, não somos 100% amorosos e nem 100% santos ou qualquer outro atributo bom, ninguém é perfeito e imutável. Sempre precisamos mudar para melhor e muitos mudam para pior.

Se somos, por exemplo, 70% bondosos, fazemos caridade e temos excelentes relacionamentos com família e amigos, muitas vezes acabamos não sendo nem 50% justos com algum ou alguns deles, pois somos falhos.

Não conseguimos ser 100% verdadeiros e sermos 100% fiéis ao mesmo tempo. Muitos tentam ser pelo menos 80% verdadeiros, mas dependendo das circunstâncias, acabam mentindo e se tornam 40% verdadeiros e infieis. Na verdade, todas estas considerações são apenas exemplos hipotéticos.

Mas como medir a porcentagem de nossa bondade, fidelidade ou santidade, por exemplo? Quem determina e mede tudo isso?

Deus sabe exatamente a quantidade de bondade que realizamos ou não, mas apenas pessoas 100% santas poderiam viver com Ele no Paraíso, na eternidade, pois o mal (nenhum porcento) pode coexistir, habitar com Deus. Por tudo isso, a nossa capacidade vem de Deus, carecemos todos da glória de Deus.

Por isso, Cristo veio ao mundo para nos salvar, nos JUSTIFICAR diante do Pai, pois não somos 100% justos e santos por nós mesmos, mas o sacrifício de Cristo nos justificou, nos tornou 100% justificados diante do Pai (em relação a nossa natureza pecaminosa que nos levaria para o inferno), pois toda a nossa injustiça, nossa infidelidade, nossa mentira, enfim, todos os nossos pecados foram imputados na Pessoa do Salvador (o que nos garantiu a herança no Céu, a vida eterna).

Por isso temos paz e reconciliação com Deus Pai, mas continuamos sendo falhos e pecadores imperfeitos, e nos tornaremos 100% santos quando chegarmos ao Céu, onde não há imperfeições, problemas ou tristeza.

Supliquemos a Deus, portanto a Sua ajuda para que nos assemelhemos a cada dia mais com Seu Filho Jesus, nosso Senhor. Uma tarefa difícil, um patamar e um nivel de santidade a ser alcançado com muito esforço, mas foi para isso que Ele nos escolheu e nos chamou.

Ele é auto-suficiente, sim, mas deseja nos abençoar como Seus filhos amados e nos guiar em aperfeiçoamento de nossa santidade até chegarmos ao Céu, até o nosso tão esperado encontro com Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário