sexta-feira, 22 de abril de 2011

A PERFEITA PERFEIÇÃO DO DEUS IMUTÁVEL (PARTE 01)

“Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes.” (Tg 1:17);

"Mas tu permaneces o mesmo, e os teus dias jamais terão fim." (Sl 102:27);

"De fato, eu, o SENHOR, não mudo. Por isso vocês, descendentes de Jacó, não foram destruídos." (Ml 3:6);

"Jesus Cristo é o mesmo, ontém, hoje e para sempre." (Hb 13:8).

Todos nós sabemos e reconhecemos que Deus é perfeito. Ele é perfeito, pois é imutável, ou é imutável pois é perfeito.

Bem, independente da ordem como interagem os atributos de Deus, sabemos que algo ou alguém que não muda jamais é devido ao fato de que não precisa mudar na verdade, e toda mudança ou é para melhor ou para pior, mas Deus não precisa melhorar e também jamais vai piorar, por isso Ele é perfeito, porque Ele é imutável, o que podemos chamar de uma perfeita imutabilidade ou uma perfeição imutável.

Ademais, o que Deus é, Ele sempre foi e sempre será. Em nenhum momento do tempo houve algum tipo de alteração na natureza ou nos atributos dEle e nem haverá.

Deus não precisa de nada e de ninguém, mesmo que ame imensamente e infinitamente a Sua criação, primordialmente os seres humanos, mas Ele é auto-suficiente, auto-existente, Ele se satisfaz a si mesmo.

Existe uma frase muito interessante e verdadeira utilizada em adesivos em veículos que diz assim mais ou menos: "Deus sem você, é Deus. Você sem Deus, é ninguém".

Se somos justos e honestos ou somos injustos e desonestos, esses fatores só afetarão a nós mesmos e a quem está ao nosso redor, mas Deus não vai mudar em nada por causa disso, Ele está muito mais elevado do que as situações meramente humanas, mas certamente Ele não deixará de aplicar a Sua justiça.

"Pode alguém ser útil a Deus? Mesmo um sábio, pode ser-lhe de algum proveito? Que prazer você daria ao Todo-poderoso se você fosse justo? Que é que ele ganharia se os seus caminhos fosem irrepreensíveis?" (Jó 22:2-3);

"Olhe para os céus e veja; mire as nuvens, tão elevadas. Se você pecar, em que isso o afetará? Se os seus pecados forem muitos, que é que isso lhe fará? Se você for justo, o que lhe dará? Ou o que ele receberá de sua mão? A sua impiedade só afeta aos homens, seus semelhantes, e a sua justiça, aos filhos dos homens." (Jó 35:5-8).

É evidente que estas palavras acima pronunciadas por Elifaz e Eliú, amigos de Jó que nem sempre disseram a verdade sobre o caráter de Deus (Jó 42:7-8), parecem estranhas aos nossos ouvidos, parecem não condizer com o que temos aprendido na vida cristã, como se Deus não aprovasse a nossa vida de honestidade e justiça ou nem faça de nós pessoas úteis em Sua obra e não ficasse feliz com isso.

Mas, mesmo que não apresentada de forma precisa ou clara neste texto, fica aqui uma lição importante: Deus deseja e ordena que sejamos santos e se alegra com isso e se entristece quando não agimos assim, mas, independente do que fizermos, mesmo Ele tendo alegria ou não com o nosso comportamento, Ele não vai mudar em nada em Sua essência e em Seu caráter.

Precisamos urgentemente mudar a nossa mentalidade sobre a Divindade, mudar a nossa concepção humanística que temos sobre Deus. Vamos deixar de pensar em Deus da nosssa maneira, mas termos a concepção de Deus que Ele revelou em Sua Palavra. Muitos de nós precisam parar de construir o próprio deus. Como que alguém imperfeito poderia criar algo perfeito? Apesar que em nossa imperfeição, podemos nos acomodar e acreditar em um deus imperfeito.

Se alguma situação da nossa vida parece injusta e está nos afastando de Deus ou estamos revoltados contra Ele, a culpa não é e jamais será Dele, mas a culpa é da nossa maneira errada de encarar a vida, pois a vida foi criada por Deus e, então, é Ele quem dita as regras da vida.

Para sermos felizes nesta vida e em suas circunstâncias, precisamos conhecer mais e nos aproximar da verdade sobre o Seu criador, do contrário, estaremos com menos conhecimento e cada vez mais longe de tudo aquilo que Ele criou.

Deus não é um velhinho de barba e cabelos brancos que vive em uma nuvem distante. Ele não é um espírito errante e piedoso que serve apenas para presentear as pessoas. Ele não é uma espécie de gênio da lâmpada que está disponível para satisfazer os caprichos e as tendências egocêntricas humanas e muito menos um mero ser espiritual com poderes cósmicos que divide o domínio do universo com o diabo.

Deus está muito, muito além de todos estes conceitos heréticos, simplistas e humanísticos. Deus é muito mais elevado e cheio de glória do que possamos imaginar. Ele está infinitamente acima dos planos e pensamentos, das nossas criações, de qualquer área do conhecimento humano e da natureza:

"Ficaria eu calado diante de tudo o que você tem feito? Você pensa que eu sou como você?" (Sl 50:21a; NVI);

"Acaso tem olhos de carne? Enxergas como os mortais? Teus dias são como os de qualquer mortal? Os anos de sua vida são como os do homem? (Jó 10:4-5; NVI);

"Deus é exaltado em seu poder. Quem é mestre como ele? Quem lhe prescreveu o eu caminho, ou lhe disse: 'Agiste mal'? Lembre-se de exaltar as suas obras, às quais os homens dedicam cânticos de louvor. Toda a humanidade as vê; de lugares distantes os homens as contemplam. Como Deus é grande! Ultrapassa o nosso entendimento! Não há como calcular o anos da sua existência." (Jó 36:22-26; NVI);

"A voz de Deus troveja maravilhosamente; ele faz coisas grandiosas acima do nosso entendimento." (Jó 37:5; NVI; comparem com v. 23); "...Deus é maior do que o homem" (Jó 33:12b; NVI);

“Ó SENHOR, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu glorificado em santidade, terrível em feitos gloriosos, que operas maravilhas?” (Ex 15:11; ARA);

“Levantai-vos, bendizei ao SENHOR vosso Deus de eternidade em eternidade. Então se disse: Bendito seja o nome da tua glória, que ultrapassa todo bendizer e louvor” (Ne 9:5b; ARA);

“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos” (Is 55:8-9; ARA; comparem com Is 40:15-18,22-23; Rm 11:33-36).

Nenhum comentário:

Postar um comentário