sexta-feira, 1 de abril de 2011

CONVIVENDO COM A "FILHA" DO DIABO

Atualmente a mentira se transformou em algo corriqueiro. As pessoas estão mentindo sem qualquer escrúpulo. Segundo a opinião popular, é até mesmo uma necessidade em algumas atividades da sociedade, seja no âmbito familiar, escolar, profissional, religioso, etc.. Muitos assumem a opinião da maioria, mesmo que particularmente não concordem, torcendo muitas vezes a verdade, para poder continuar influente e aceito em determinado grupo social.

É triste e impressionante pensar que existe até mesmo o dia da mentira, mas independentemente deste dia estar sendo ou não lembrado, pois nos parece que a cada ano que passa esta "comemoração" está sendo esquecida, graças ao bom Deus, desejamos refletir um pouco sobre a mentira.

Nos círculos sociais, em sites na internet e demais veículos da mídia, mesmo que inconscientemente, mas, muitas vezes propositadamente, encontramos expressões absurdas, tais como: “Vamos nos divertir no dia 1º dia abril” e “Não é bom mentir, mas neste dia pode”. Muitos usam expressões que tentam atenuar a gravidade da mentira (eufemismos), como: “inverdade”, “mentirinha”, “boato”, "caô", “inventar uma desculpa ou um pretexto” e assim por diante.

As pessoas que enganam as outras e acreditam que tudo não passa de diversão, são denominadas na Bíblia de loucos que lançam a morte contra o seu próximo (Pv 26:18-19). Aqueles que acreditam que podem mentir e que não haverá consequências, estão completamente enganados, pois Deus conhece o coração dos homens e todos seremos retribuídos pelos frutos nos nossos lábios e de nossas ações (Mt 12:33-37; Jr 17:9).

Desde o Antigo Testamento, Deus ensinou que devemos ser verdadeiros, seguindo o Seu exemplo, pois Ele não pode mentir, Ele sempre fala a verdade e o que é direito (Is 45:19b; Rm 3:4; Hb 6:18; Tt 1:2). Em Êxodo 23:1-3, observamos um texto que não apenas nos exorta a falar a verdade, mas também a ser imparciais no julgamento, não sendo influenciados pela maioria para distorcer a verdade, nem se for para ajudar alguém necessitado. O sábio rei Salomão ensinou, entre milhares de provérbios, que “os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor; mas os que obram fielmente são o seu prazer” (Pv 12:22) e que é melhor exortar alguém baseado na sinceridade e amor do que omitir a verdade (Pv 27:5).

O apóstolo Paulo rogou a Igreja de Cristo que deixe a mentira e fale apenas a verdade, pois somos membros uns dos outros (Ef 4:25; Fp 4:8a; Cl 3:9; comparem com Zc 8:16). Ele não apenas rogou pelo uso da verdade, como também se preocupou em se apresentar com sinceridade diante de Deus e dos homens (2Co 6:11-13; 7:4a; 8:21; Gl 4:16-17).

O diabo tem o poder de “cegar” o entendimento das pessoas (2Co 4:1-4; 2Ts 2:9-11) e para piorar, muitas delas, mais do que podemos imaginar, estão envolvidas com o hábito da mentira, escravizadas por este pecado e não terão o direito de viverem no Céu (Ap 21:8; 22:15; cf. Sl 15:2).

A mentira é um comportamento muito destrutivo e que envolve as pessoas num ciclo vicioso que parece não ter fim. Quem a utiliza, está tendo participação nas obras malignas do diabo, está sendo influenciado por suas artimanhas e ciladas. Um dos objetivos dele, sempre foi distorcer as verdades divinas. Desde o Éden, quando ele enganou Eva com o velho questionamento enganador: “Será que foi assim mesmo que Deus disse?” (Gn 3:1-7) e quando tentou desaprovar o ministério de Jesus, com suas tentações (Mt 4:1-11; 1Pe 1:21-22), entre tantas outras vezes. Mas as pessoas aprisionadas ao comportamento mentiroso podem ser libertas pelo poder de Jesus, se ouvirem as Suas Palavras:

“Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão, e jamais fomos escravos de alguém; como dizes tu: Sereis livres? Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: Todo o que comete pecado é escravo do pecado. O escravo não fica sempre na casa; o filho, sim, para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. Qual a razão por que não compreendeis a minha linguagem? É porque são incapazes de ouvir a minha palavra. Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe aos desejos. Ele é homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere a mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira” (Jo 8:31-36,44).

Jesus Cristo é a verdade, em total contraste com o diabo. Cristo é a verdade acima de qualquer filosofia, ciência, tendência de comportamento ou religião pagã. Ele jamais afirmou que é um dos caminhos, uma das verdades ou uma das fontes de vida para o homem, mas disse que é o caminho, a verdade e a vida e só através dEle temos acesso a Deus Pai (Jo 14:5-6; 1Jo 5:18-21).

Através dos ensinos das Escrituras adquirimos entendimento necessário para sermos mais verdadeiros e honestos, pois a Palavra de Deus é a verdade (Jo 17:17; Sl 119:151,160; 1Tm 3:15) e não pode errar jamais (Jo 10:35), assim como no exemplo do salmista:

“Por meio dos teus preceitos consigo entendimento; por isso detesto todo caminho de falsidade” (Sl 119:10; comparem com Sl 101:2b).

________________________________________
Para complemento do estudo, por favor acessem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário